segunda-feira, 21 de outubro de 2013

(HISTÓRIA) O GOVERNO ERNESTO GEISEL [1974-1979]


- Em 1974 assume a presidência o general Ernesto Geisel 
- Geisel tomou posse sob a promessa do retorno ‘a democracia de forma “lenta, gradual e segura”. 
- Começa assim um lento processo de transição rumo à democracia. 
O novo governo enfrentou a decadência do “milagre econômico”, expressada pela inflação, pelo aumento da dívida externa e pelos salários baixos. 
- A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.
- Assim sendo, Geisel teve que lidar com a insatisfação popular e com as altas taxas. 
- Geisel tentou a expansão econômica e os grandes projetos de construção da hidrelétrica de Itaipu, do Proálcool e assinatura do acordo para a construção de usinas nucleares no Brasil.

- No ano de 1975 em meio a crise internacional ocasionada pelo choque do petróleo, o então Presidente da Republica Ernesto Geisel, em rede de Televisão, fez um pronunciamento onde analisa os reflexos da crise no Brasil. 
- Anuncia também as medidas para enfrenta-la. 
- Informa a criação do Programa Nacional do Álcool (PROALCOOL) e o incentivo a produção de cana de açúcar. 
- Os reflexos da crise instalada no mundo, trouxe consequências duradouras na economia mundial e seus reflexos podem ser sentidos ate no momento presente. 
- A produção de álcool (etanol) depois de idas e vindas, altos e baixos, hoje e uma realidade, sendo uma alternativa para a gasolina.

 Assista o pronunciamento clicando aqui

PACOTE DE ABRIL

- Em 1977, após Geisel fechar o Congresso, foi promulgando o pacote de abril, estabelecendo um conjunto de leis que determinava: 
- Mandato de seis anos para presidente da República
- Manutenção das eleições indiretas para governador
- Diminuição da representação dos estados mais populosos no Congresso Nacional e, consequentemente, o aumento da representação dos estados menos populosos no Congresso Nacional.
- Foi criada a reserva de um terço das vagas do Senado para nomes indicados pelo governo (senador biônico). 

SENADORES BIÔNICOS

- Para a eleição de 1978 seriam renovados dois terços do Senado.
- Porém o temor do governo quanto a um novo revés como em 1974 quando perdeu na maioria dos estados, fez com que uma nova regra garantisse a maioria governista no Senado.
- Era estabelecido que metade das vagas em disputa seria preenchida pelo voto indireto do Colégio Eleitoral cuja composição comportava os membros da Assembleia Legislativa e delegados das Câmaras Municipais. 
- Assim, um terço dos senadores não foram leitos pelo voto direto e sim referendados após uma indicação do presidente da República. 
- Esse eram os chamados senadores biônicos. 
- Esta medida visava garantir aos militares uma maior bancada no Congresso Nacional.



CENSURA E A REPRESSÃO 

- Embora a censura aos meios de comunicação tenha diminuído o regime continuava fechado e a repressão existia. 
- Como exemplo: em 1975 temos a morte do jornalista da TV Cultura, Vladimir Herzog, nas dependências do DOI-CODI paulista; em janeiro de 1976, o operário Manuel Fiel Filho aparece morto em situação semelhante. 
- O ano de 1977 foi muito agitado politicamente – em razão da crise mundial do petróleo – resultando em cassações de mandatos e diversas manifestações estudantis em todo o país. 
- No ano de 1978 houve uma greve de metalúrgicos no ABC paulista, sob a liderança de Luís Inácio da Silva, o Lula. No final de seu governo, Geisel revogou o AI-5.
- 1978 - Antes de terminar o mandato, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.


Referências:

Livros

BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna; SCHNEEBERGER, Carlos. História: de olho no mundo do trabalho.

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Mundo: 2º grau. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2012. 

VINCENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História: geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2012.

Sites

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...