terça-feira, 15 de outubro de 2013

(HISTÓRIA) O GOVERNO JÂNIO QUADROS [1961]


Presidente Jânio Quadros

- Jânio herdara de JK uma inflação desastrosa e afirmava em sua campanha presidencial que acabaria com ela e com a corrupção.

- Seu símbolo de campanha foi a "vassourinha" que segundo Jânio, se eleito, varreria a corrupção da administração pública. 

- O vice-presidente eleito foi novamente João Goulart.



- Jânio Quadros (PTN) obteve a maior votação da história do país até então e foi eleito presidente do Brasil.
- Isso demonstrava o quanto que os eleitores estavam insatisfeitos com os efeitos negativos do governo de Juscelino Kubitschek (PSD).

ALIANÇA E ROMPIMENTO COM A UDN

- Apesar de ser candidato do inexpressivo partido PTN foi eleito com o apoio da UDN. 
- Na pratica, isso representava que finalmente o UDN conseguiu chegar à presidência.

- A UDN era um partido muito sisudo, muito conservador, e tinha pouca afinidade com Jânio Quadros, uma "figura caricata". 

O "caricato" Jânio Quadros durante a campanha presidencial.

Jânio é a UDN de porre!:  Só que a UDN não contava com maior apoio popular e colecionava derrotas nas eleições presidenciais. Assim sendo, a UDN precisava arrumar uma forma de conquistar o voto dos populares e o estilo populista de ator mambembe do Jânio veio a calhar, e seu tipo de comício atraiu muito a UDN porque a mesma precisava de votos. "Jânio Quadros é a UDN de porre!", dizia Afonso Arinos. 
- A UDN esperava que o presidente realizasse um governo sólido e conservador, mas não foi bem isso o que aconteceu e os líderes da UDN perceberam rapidamente o seu engano

- A UDN rompe com Jânio e Carlos Lacerda, em rede de TV, acusa-o de abrir as portas do Brasil ao "comunismo internacional"

- Sem o apoio da UDN, Jânio passa a governar isolado.





MEDIDAS IMPOPULARES

-Com o passar do tempo Jânio passaria a tomar medidas impopulares que abalariam o apoio que ele recebia dos mais pobres.

Essas medidas proibiam

  • Briga de galo
  • Uso de biquínis
  • Desfile de misses com maio cavado
  • Uso de lança perfume
  • Congelamento salarial
  • Restrição ao crédito
  • Proibiu corridas de cavalo durante os dias úteis,
  • Proibiu os cassinos.

- Apos perder o apoio de UDN e, consequentemente, das elites e dos setores conservadores, agora Jânio Quadros perdia o apoio dos populares que lhe elegeram.





POLITICA EXTERNA


- No plano da política externa, Jânio Quadros provocou arrepios aos políticos conservadores ligados ao capital estrangeiro (Estados Unidos).
O presidente Jânio Quadros condecorando o ministro cubano Ernesto Guevara
com a medalha da Ordem do Cruzeiro do Sul, em agosto de 1961.


- Jânio Quadros reatou, em plena Guerra Fria, relações diplomáticas com a União Soviética, com a China e com Cuba.
- Jânio Quadros condecorou com a medalha da Ordem do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria da nação brasileira, o revolucionário comunista e então ministro cubano Ernesto Che Guevara.
- Apos perder o apoio de UDN, das elites, dos setores conservadores e dos populares, agora Jânio Quadros perdia também o apoio dos lideres estadunidenses.

O HOMEM QUE TENTAVA AGRADAR A TODOS MAS NÃO AGRADAVA NINGUÉM

- Jânio Quadros tentava agradar a esquerda mas praticava uma política econômica conservadora de direita e por isso não consegui o apoio de nenhuma das duas partes.
- Resumindo: Jânio Quadros não conseguiu agradar ninguém.
26 de Agosto de 1961: Sem apoio, Jânio Quadros renunciou seu mandato alegando: 

"...forças terríveis levantaram-se contra mim e me intrigam ou infamam... A mim não falta a coragem da renúncia".

O jornal Folha da Tarde anunciava a renuncia de Jânio Quadros

- O programa de rádio "Repórter Esso" anunciou assim a misteriosa renúncia de Jânio: A RENÚNCIA DE JÂNIO 

- Com a renúncia de Jânio, a cadeira de presidente estava vaga e quem iria assumir a presidência seria o seu vice, João Goulart. O problema é que quando Jânio renunciou, Jango estava em visita oficial a China Popular comunista e era considerado pelos grupos reacionários um simpatizante do comunismo. 
- Setores civis e militares opuseram-se à sua posse, gerando uma profunda crise institucional.
Setores ligados ao grande capital nacional e internacional, com o apoio de parte das Forças Armadas tentaram impedir a posse de Goulart.
- Eclodiu em Porto Alegre, depois se espalhando pelo RS e Brasil, o Movimento da Legalidade, liderado pelo governador Leonel Brizola (com o apoio do III Exército), que exigia o cumprimento da constituição e a posse de João Goulart.

Curiosidade:


Jânio Quadros era famoso por suas frases e durante sua vida produziu algumas que repercutem até hoje e que se destacam pelo raciocínio rápido e pelo humor acido do mesmo:
  • "Desinfeto porque nádegas indevidas se sentaram nela." - Eleito prefeito de São Paulo (1985), sobre a cadeira na qual o outro candidato, Fernando Henrique Cardoso, se sentara na véspera das eleições.
  • Num debate à presidência, Jânio estava realizando criticas pesadas a um presidenciável que o interrompeu: "Pode falar, suas palavras entram por um ouvido e saem pelo outro!". Jânio, para risada de todos, respondeu: "Mentira! O som não se propaga no vácuo!" 
  • Quando interpelado por uma jornalista a respeito de sua opinião sobre os homossexuais e foi chamado de "você", Jânio disse: "Intimidade gera aborrecimentos ou filhos. Como não quero aborrecimentos com a senhora, e muito menos filhos, trate-me por Senhor."
  • Uma vez Jânio Quadros foi questionado do porque de ele beber tanto, ao qual ele respondeu: "Bebo porque é líquido, se sólido fosse, come-lo-ia."

Referências:

Livros

BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna; SCHNEEBERGER, Carlos. História: de olho no mundo do trabalho.

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Mundo: 2º grau. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2012. 

VINCENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História: geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2012.

Site

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...